O blogue do antivirus Avast alertou que 50 mil jogadores de Minecraft foram infectados com malware. Segundo informações, o malware estava alojado no site oficial de Minecraft através de skins em formato PNG.

As skins incluíam uma roupa amarela com máscara, blusas e outros adornos de vestimenta. O malware foi desenhado para formatar os discos de armazenamento dos utilizadores e apagar dados de recuperação e programas do sistema. Alguns usuários ainda disseram ter recebido mensagens ofensivas. As mensagens foram “Sua bunda está grudada”, “Você maximizou seu uso de internet por toda uma vida” e muitas outras.

A equipe do Avast ainda descreveu o código como “pouco impressionante”, explicando que as linhas de código poderiam ser encontradas facilmente em sites que ensinam a criar vírus no Notepad.

“Embora seja justo assumir que os responsáveis não são ciber-criminosos profissionais, a maior preocupação é a razão pela qual skins infectadas podem ser carregadas para o site oficial de Minecraft,” foi dito no blogue.

Segue alguns exemplos de skins infectadas:

Skins Infectadas.
Skins Infectadas.

Já foi avisado que nem todas as skins do site oficial são maliciosas. A Microsoft já garantiu que as skins infectadas não estejam mais disponíveis para baixar. “Endereçamos o problema e implantamos medidas adicionais para proteger nossa comunidade”, comunicou um porta-voz da empresa ao site Kotaku.