O co-criador do Xbox, Ed Fries, mandou um conselho para a Microsoft e a Sony: Não imitar as idéias da Nintendo para ter sucesso. Fries revela que o Switch foi uma aposta muito bem-sucedida pela Nintendo e está vendendo tantas unidades que surpreende até a própria Nintendo.

Em uma entrevista à GeekWire, Ed Fries disse: “Quando eu vi o Switch pela primeira vez, eu pensei que era algo criativo, mas eu não tinha certeza que seria um sucesso. Algumas ideias apresentadas já haviam sido discutidas no Xbox, como controles que você podia separar e segurar um em cada mão”, e ainda afirmou: “Eu peguei o Switch para jogar Mario e fiquei surpreendido com diversas maneiras diferentes e criativas que eles usavam os controles, ou podem ser separados e ser dados a diferentes jogadores para virá-los de lado”.

Ed Fries salienta que a Sony e a Microsoft não devem imitar a Nintendo, pois acredita que ambas as empresas têm que descobrir o que eles fazem de melhor e continuar a focar nisso. Fries acredita que o Xbox está se saindo muito bem e que é um grande fã de Phil Spencer e a forma como ele está mudando a imagem da plataforma.

O co-criador do primeiro Xbox ainda garante que a a ideia original do primeiro Xbox erá o que é hoje o Xbox One e o PlayStation 4, “PCs dentro de uma caixa”, trazendo conteúdos melhores para os fãs. O Co-criador afirma que no primeiro Xbox eles tiveram a visão certa mas no tempo errado, era muito cedo para aplicar está ideia.