Durante a Copa do Mundo da Rússia, o árbitro de vídeo, ou VAR, foi uma das sensações, e por diversas vezes “roubou a cena” durante as partidas. O recurso de vídeo, que embora foi muito contestado, é importante para auxiliar o árbitro diante de situações duvidosas.

Diante desta novidade apresentada durante a Copa do Mundo, vários fãs solicitaram que o recurso estivesse presente em FIFA 19. Entretanto, de acordo com uma informação, que já foi confirmada pelo site Eurogamer durante um evento de testes do jogo, revelam que FIFA 19 não possuirá este recurso.

Matt Prior, diretor criativo, afirmou que em virtude de o jogo não cometer erros de interpretação de um árbitro humano, ele não necessita do recurso. “Tecnicamente, nós temos o VAR no jogo porque sabemos a localização de tudo o que acontece na partida”, afirmou Matt Prior.

Portanto, o VAR de certo modo se faz presente no jogo. A inteligência artificial do FIFA é capaz de definir se determinados lances são faltas ou não. Ainda que polêmicos, toques na bola com a mão também são definidos pela inteligência artificial. O diretor ainda completou dizendo que o VAR precisa “fazer parte da cultura do futebol real” para que um dia seja cogitado sua inclusão ou não no jogo.

“Ainda é um processo de aprendizado de como o VAR é utilizado. Há uma área cinza. Mas é algo que vamos monitorar. Se virar algo da cultura do futebol ao ponto de que é estranho não vê-lo em qualquer partida, será algo que certamente vamos considerar em colocar no jogo, mesmo que a gente não precise.”

FIFA 19 será lançado para Xbox One, PlayStation 4, Nintendo Switch e PC no dia 28 de setembro deste ano.