A mais ou menos um mês atrás Hackers descobriram uma “falha” de segurança no PlayStation 4. A falha a qual todos estão chamando de brecha do software pode ser encontrada em PS4 com firmwares antecedentes à 4.05 e é capaz de fazer com que o PS4 rode jogos de PS2.

Essa ação dos piratas virtuais vem ganhando notícia na mídia, afinal, é um tipo de pirataria e claro, não é autorizada. Para que os jogos rodem sem bug, os “piratas” modificam as imagens ISO dos games de PS2 para que possam ser executadas no PS4 (engenharia reversa).

Dessa forma, muitos jogos de PS2 estão sendo rodados no PS4, inclusive títulos de PS2 que não rodavam no PS3 (Klonoa 2 e Shinobi) também estão pegando no PS4. E não parou por ai. Os hackers conseguiram fazer com que o sistema Linux fosse suportado no console e também com que a plataforma oferecesse acesso total ao root de sistema por FTP e inclusive que a ferramenta PS4HEN rodasse outros softwares no PS4, porém, de forma não autorizada pela Sony.

PS2 e PS4
PS2 e PS4

 

PS4 X PS2
PS4 X PS2

A Sony tentou reverter o acontecido lançando outras atualizações que corrigissem a falha, mas já era tarde. Apesar de parecer muito bom aos olhos dos gamers que alguns jogos sejam possíveis no PS4, recomendamos esperar que a Sony desbloqueie o PS4 legalmente, para que ninguém cometa nenhuma violação.