Nesta última sexta-feira (01) a Konami surpreendeu a todos e revelou que o Borussia Dortmund resolveu encerrar o contrato de licenciamento do time com a empresa. O time que recebeu uma atenção especial no Pro Evolution Soccer 2018 por conta do contrato, não terá a mesma atenção na nova edição do jogo.

Inicialmente, o contrato entre a Konami e o time alemão tinha duração até 2020. A Konami fez o anúncio do fim da parceria durante um evento promocional onde era divulgado as equipes que são destaques no jogo. Agora, com o fim da parceria, Pro Evolution Soccer 2019 não poderá exibir o time, seus jogadores, estádio, logotipos e qualquer material ou conteúdo relacionado à equipe.
Esta situação causa um grande impacto negativo para o jogo, que recentemente não renovou o contrato com a UEFA Champions League. Uma das apostas da empresa para a nova edição era buscar o máximo de times possíveis licenciados.v Para os fãs isso é algo que causa uma certa decepção, visto que muitos times ainda não são licenciados e isso merecia uma atenção especial da desenvolvedora para tornar o jogo competitivo em relação ao seu concorrente da EA Sports.
Os nomes “genéricos” que aparecem em várias equipes conhecidas no jogo como o Manchester United, Chelsea e Real Madrid, entre muitas outras, causa um certo desconforto para os jogadores. E liga o sinal de alerta de uma possível crise da empresa nos licenciamentos dos times, que já é uma dor de cabeça já a muito tempo. Agora, resta esperar se outros times ou até possivelmente o Campeonato Brasileiro poderão perder a representação no jogo.