Para os jogadores que estavam frustrados com a falta de suporte de suas Tv’s de 1080p para o PlayStation 4 Pro, a Sony lançou uma nova atualização 5.50 para o PlayStation 4 Pro que renderiza os jogos de alta qualidade e em seguida reduz o tamanho da imagem, deixando os games mais nítidos e com efeito de anti-aliasing.

Essa função havia sido prometida pela atualização Pro de Metal Gear Solid 5 e outros jogos, porém, os jogadores de Tv’s de 1080p via super-sampling ficaram desapontados quando suas imagens que deveriam ser nítidas não tiveram suporte suficiente para que isso ocorresse em 1080p. A atualização 5.50 veio como forma de solução para esses jogadores. O novo super-sampling (anti-aliasing) promove todo o suporte esperado em altas resoluções e permite que os jogos “acreditem” que você tem uma Tv de 4K, fazendo com que a imagem seja convertida e produza um anti-aliasing maravilhoso.

Metal Gear Solid 5.
Metal Gear Solid 5.

Para que você entenda melhor, donos de uma TV 4K podem sempre mudar para 1080p e ter acesso a algumas opções bloqueadas a 1080p e o contrário era praticamente impossível antes da atualização. Assassin’s Creed: The Ezio Collection em uma TV 4K possuía imagens nítidas, porém quando o PlayStation 4 Pro estava conectado a uma TV de 1080p a resolução 4K ficava bloqueada e as imagens não tinham melhorias. Com o super-sampling ativado na atualização 5.5, o jogador poderá fazer com que o console acredite que está conectado a uma TV 4K e destrave os recursos extras oferecidos por ela.

Porém, alguns fatores podem não ser tão satisfatórios para os gamers. Alguns jogos podem acabar tendo uma queda nas taxas de quadros, diminuindo o número de fps. O site Eurogamer fez uma análise com alguns jogos e explicou que, no caso de The Last Guardian, ao usar o super-sampling o jogo pode até ganhar uma imagem melhor, mas os fps poderão ser reduzidos a 20fps. Call of Duty: Black Ops 3 tambem foi citado. Nesse caso o game corre a 1080p e possui imagem melhorada no modo full HD, porém, não tem um desempenho estável quando jogado em TV’s 4K, pois os fps diminuem. E quando usado, o supersampling reduz o tamanho dos textos e elementos de interface.

The Last Guardian sendo testado pela equipe Eurogamer.
The Last Guardian sendo testado pela equipe Eurogamer.

Compartilhar