Se você joga FIFA em seu PC com certeza já se deparou com um problema muito inconveniente em que o FPS do jogo fica limitado em determinadas situações. O problema geralmente ocorro nas telas de menus e cutscenes do jogo. Curiosamente, a sincronização vertical (V-Sync) do jogo tende a reduzir pela metade dos frames suportados pelo seu monitor nas telas de menus e nas cutscenes, seja elas de abertura dos jogos, comemorações de gols, replays ou de alguns modos existentes no jogo.

Com o proposito de resolver esse problema que se arrasta desde as versões anteriores do FIFA, fizemos um pequeno tutorial para você desbloquear este limite de FPS nos menus e cutscenes do jogo.

Este tutorial funciona para versões anteriores do FIFA 20, como: FIFA 19, FIFA 18, FIFA 17…

Para efeito de ilustração, se você estiver usando um monitor com uma taxa de atualização de 60Hz, com o jogo configurado para ser executado “Sem Limite de FPS” em suas configurações, ele irá rodar acima dos 60 FPS (Se o seu PC aguentar rodar) durante o jogo, mas, irá reduzir para 30 FPS subitamente quando aparecer um replay ou uma comemoração de um gol, inclusive nos menus do jogo.

Em primeiro lugar, vale ressaltar que este tutorial é indicado para usuários que possuem placas de vídeos Nvidia ou AMD. Placas OnBoard não possuem a correção para este problema devido a falta de recursos no painel de configuração. Além disso, este tutorial fará com que o FPS seja igual nos menus, cutscenes e durante o gameplay do jogo.

Corrigir Placas NVIDIA

Primeiramente acesse o Painel de Controle da Nvidia. Ele pode ser acessado clicando com o botão esquerdo do mouse na área de trabalho de seu computador e selecionando a opção “Nvidia Painel de Controle” ou em inglês “Nvidia Control Panel”. 

Uma vez que o painel está aberto selecione a opção Gerenciar as configurações em 3D” (“Manage 3D Settings”). Logo após, clique na aba “Configurações do Programa” (“Program Settings”).

Em seguida, selecione FIFA 20 – ou alguma versão anterior do FIFA – na opção “Selecionar programas a serem personalizados” (“Select a program to customize”). Caso você não encontre o jogo na lista de programas pré-definida pelo software, clique no botão Adicionar. Desta forma, você pode procurar o jogo diretamente na pasta de instalação.

Após selecionado, vamos realizar as configurações necessárias para resolver o problema.

Abaixo, na lista de parâmetros de configuração, procure a opção “Buffering Triplo” (“Triple Buffering”) e deixe ativado. Logo após, procure a opção “Sincronização Vertical” (“Vertical Sync”) e deixe ativado.

Nvidia Control Panel - Configurações - FIFA
Painel de Controle da Nvidia

Observação

Dependendo da versão do FIFA em que você está jogando, a configuração da opção “Sincronização Vertical” pode ser diferente. Note que ela possui quatro opções diferentes se não contarmos a opção desativado. Em algumas versões do FIFA é necessário marcar a opção Adaptive ou Fast no lugar de ativado.

Corrigir Placas AMD

Acesse o painel de configurações Radeon da AMD. Ele pode ser acessado clicando com o botão esquerdo do mouse na área de trabalho de seu computador e escolhendo a opção “Configurações do Radeon” ou em inglês “Radeon Settings”. 

Em seguida, clique na aba Jogos” (“Gaming“) e selecione FIFA 20 – ou alguma versão anterior do FIFA. Caso você não encontre o jogo, clique na opção Adicionar e procure o jogo diretamente na pasta de instalação.

Feito isso, procure a opção de configuração Aguardar Atualização Vertical” (“Wait for Vertical Refresh“) e escolha a opção Sincronização Aprimorada” (“Enhanced Sync“). Logo após, deixe a opção Buffer Triplo OpenGL” (“OpenGL Triple Buffering“) habilitada.

Radeon Control Panel - Configurações - FIFA
Antigo Painel de Controle AMD Radeon
Radeon Control Panel - Configurações - FIFA
Novo Painel de Controle AMD Radeon

Observação

Dependendo da versão do FIFA em que você está jogando, é necessário habilitar a opção Controle de destino da taxa de atualização” (“Frame Rate Target Control“). Após habilitar esta função, deixe marcada de acordo com a quantidade de Hz que seu monitor possui, como por exemplo 60hz / 60 FPS.

Resolveu?

Deixe nos comentários abaixo se você gostou deste tutorial e conseguiu resolver o seu problema de FPS bloqueado nos menus do FIFA.