Nesta última quinta-feira (16) a Microsoft e a Sony anunciaram uma “parceria estratégica” para o compartilhamento de informações e tecnologia entre as empresas. De acordo com as informações, o objetivo da parceria é melhorar a experiência dos usuários em plataformas de entretenimento e soluções de inteligência artificial.

A Sony e a Microsoft a partir de agora buscaram explorar o desenvolvimento de soluções em nuvem através da Azure, plataforma de nuvem da Microsoft. Desta forma, os datacenters da Azure estarão a serviço da Sony para seus games e streaming, bem como o compartilhamento das ferramentas de inteligência artificial da Microsoft nos produtos da Sony.

O presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, afirmou: “O PlayStation surgiu através da integração de criatividade e tecnologia. Nossa missão é evoluir continuamente essa plataforma como uma que continua a oferecer as melhores e mais imersivas experiências de entretenimento, junto com um ambiente de nuvem que garante a melhor experiência possível, a qualquer hora, em qualquer lugar“.

E completou: “Por muitos anos, a Microsoft tem sido um parceiro comercial importante para nós, embora, é claro, as duas empresas também estejam competindo em algumas áreas. Acredito que o desenvolvimento conjunto de futuras soluções em nuvem contribuirá muito para o avanço do conteúdo interativo“.

Do lado da Microsoft, o CEO Satya Nadella comentou a parceria: “Nossa parceria traz o poder do Azure e do Azure AI para a Sony para oferecer novas experiências de entretenimento e jogos para os clientes”. 

O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, também deu uma declaração empolgada no Twitter: “Empolgado com as oportunidades à frente com a @Sony para que possamos perseguir nossas ambições mútuas em jogos e encantar os jogadores ao redor do mundo“.

E o PlayStation 5?

No entanto, o pessoal da divisão PlayStation não estava sabendo da parceria e foram “pegos de surpresa”. De acordo com uma reportagem do site Bloomberg, as negociações a respeito da parceria se iniciaram em 2018 e somente os diretores de alto escalão da Sony sabiam.

A reportagem também revela, que gerentes das equipes internas da Sony, acalmaram alguns funcionários que acreditavam, que com o acordo, os planos da Sony para o PlayStation 5 estariam afetados.

Portanto, é possível acreditar que, a princípio, a parceria não irá alterar no desenvolvimento do novo console. É muito provável, que boa parte da tecnologia desenvolvida por meio desta parceria venha chegar após o lançamento do console.

Juntos contra o Google Stadia?

Rumores indicam que a parceria seria para combater o avanço do Google Stadia. Talvez? Nada confirmado. Entretanto, duas das grandes empresas do setor gamer, unindo forças para desenvolver tecnologias em nuvem e de inteligência artificial, é de se suspeitar, certo?

Contudo, não foi revelado nenhuma outra novidade a respeito da parceria. Apenas que ambas as empresas e seus diretores e lideres estão bastante otimistas em relação a ela. E você? também foi pego de surpresa? Comente abaixo o que acha desta parceria!