A Sony anunciou nesta sexta-feira (02) que Kaz Hirai deixará de ser CEO da Sony após seis anos no cargo. O próprio Hirai tomou a medida e também já anunciou o próximo diretor que já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Sony em uma reunião realizada na manhã de hoje.

A mudança de diretores ocorrerá no dia 1º de abril de 2018 onde Kaz Hirai deixará o cargo de CEO para Kenichiro Yoshida, atual chefe financeiro da Sony.

Hirai afirmou em uma publicação oficial que Kenichiro Yoshida o apoiou desde que retornou à Sony em dezembro de 2013, contribuindo amplamente com sua missão de chefe financeiro, como confidente confiável e parceiro de negócios, enquanto os dois assumiam o desafio de transformar a Sony juntos.

“O Sr. Yoshida combina uma mentalidade profundamente estratégica com uma determinação implacável para atingir metas definidas e a capacidade de assumir um ponto de vista global. Eu acredito que ele possui a amplitude de experiência e perspectiva, bem como as qualidades de liderança inabaláveis ​​necessárias para gerenciar o conjunto diversificado de negócios da Sony e, como tal, é a pessoa ideal para impulsionar a empresa para o futuro”, disse Hirai.

Kaz Hirai.
Kaz Hirai.

Kenichiro Yoshida também comentou na publicação, dizendo que está muito agradecido pela confiança de Kazuo Hirai e o conselho da Sony em nomeá-lo presidente e CEO da Sony. Yoshida promete tentar construir as bases de negócios estabelecidas pelo Sr. Hirai e executar novas medidas de reforma que melhorem a competitividade como uma empresa global e permita que a Sony cresça em lucros a longo prazo.

“Minha primeira prioridade será finalizar o nosso próximo plano corporativo de médio alcance a partir de abril, juntamente com o nosso plano de negócios imediato para o ano fiscal de 2018 e, em seguida, avançar rapidamente com a implementação. Este é um momento extremamente excitante na Sony à medida que olhamos para o nosso futuro,e, juntamente com a minha equipe de gerenciamento, pretendo determinar o melhor caminho para que possamos avançar e dedicar todo o meu esforço para criar uma Sony melhor que capture a imaginação de nossos muitos interessados ​​em todo o mundo “, disse Yoshida.

Hirai começou sua carreira trabalhando na Sony Music Entertainment Japan em 1984, depois passou a trabalhar na Sony Computer Entertainment em 1995 e então, foi promovido a chefe da divisão em 2006.

Kaz Hirai e Kenichiro Yoshida
Kaz Hirai e Kenichiro Yoshida