Pro Evolution Soccer 2019 foi lançado pela Konami no dia 28 de agosto para PlayStation 4 e Xbox One, e 30 de agosto para PC. Nossa equipe do Gamers News realizou um review na versão para Xbox One. Realizamos o teste em um Xbox One S, com a resolução de 3840×2160 (4K), e os gráficos estão impressionantes.

Análise

A princípio, em uma partida rápida, pudemos notar uma grande evolução na jogabilidade de PES 2019, algo que já notamos anteriormente em sua demonstração. Entretanto, com uma análise mais completa, é possível ver que o jogo está menos veloz, de certa forma mais cadenciado. Foi acrescentado novos dribles e movimentações. O contato entre jogadores após um um carrinho ou uma trombada está mais realista, havendo até animações para um contato na cara do jogador, onde o jogador atingido coloca as mãos no rosto após sofrer a falta.

Além disso, o jogo apresentou uma melhora nas animações e movimentações de alguns jogadores “exclusivos”. Jogadores famosos como Neymar, Cristiano Ronaldo, Messi, Philippe Coutinho, entre outros, possuem movimentações inspiradas em suas movimentações reais. Para realizar finalizações ao gol, agora, é necessário “ajeitar” a bola para a batida. A nova física do jogo agora incluem a necessidade de analisar as condições do passe recebido antes do arremate. Receber um passe forte e tentar arrematar sem possuir a melhor posição para o chute pode acabar sendo desastroso.

Novas animações durante os escanteios
Novas animações durante os escanteios.

Goleiros

Os goleiros estão com novas animações de defesas em PES 2019, realizando acrobacias para realizar defesas em alguns chutes, algumas no entanto, até parecem algo impossível na realidade. Todavia, é possível notar algumas belas defesas em finalizações de média distancia, e até alguns milagres em bolas a queima roupa são legais de se ver. Goleiros que possuem overall mais alto são capazes de realizar defesas incríveis, fechando literalmente o gol. No entanto, em alguns momentos, os goleiros oscilam e passam a ser vilões, tomando gols bizarros.

Licenciamentos

A Konami procurou licenciar o máximo de campeonatos possíveis para compensar a ausência da Liga dos Campeões. Entretanto, é desanimador ver times grandes como: Real Madrid, Manchester United, Juventus, entre outros, com nomes e uniformes “zoados”. Para quem gosta de se aventurar, é legal poder jogar campeonatos de menor expressão e conhecer seus times. Além disso, pudemos notar várias melhorias e novidades no My Club, Rumo ao estrelato e na Master Liga.

Campeonato Brasileiro - Licenciado
Campeonato Brasileiro – Licenciado

Comentários

Assim como já sinalizamos positivamente em relação aos gráficos de PES 2019, notamos como a presença de mais animações nos escanteios, na torcida e claro nos estádios, chamam muito a atenção, ajudando na imersão do game. Para os jogadores que gostam de jogar com os times brasileiros, é sensacional poder jogar em estádios nacionais presentes no jogo. Os times, no entanto, estão presentes no Campeonato Brasileiro, porém, tirando os times que possuem licenciamento exclusivo no jogo (São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Vasco e Flamengo), não possuem um elenco fechado, com todos os jogadores – nomes e faces – licenciados.

A narração de Milton Leite com os comentários de Mauro Beting permanecem em PES 2019, porém, apresenta os mesmos erros existentes em versões anteriores. As falas muitas vezes não encaixam com as situações refletidas em campo, e muitas vezes é visto o problema de atrasos na fala em lances de situação de gol.

Milton Leite e Mauro Beting - PES 2019
Milton Leite e Mauro Beting – PES 2019

Conclusão

PES 2019 com certeza é o melhor game da história da franquia PES. No entanto, conforme já havíamos comentado na análise de sua demonstração, PES 2019 possuem diversas melhorias porém está muito atrás de seu concorrente, o FIFA. A Konami precisa investir no jogo não pensando apenas em um simulador, mas buscar inovação com novos modos de jogo. FIFA, por exemplo, investiu no modo história com The Journey. Algo até então inovador, para jogos de futebol. No entanto, vale a pena você conferir o game!

Vale lembrar, que se você possui a versão de PlayStation 4 ou PC, poderá importar um patch, Option File, atualizado, corrigindo os nomes genéricos das equipes e atualizando os elencos. Equipes como Man Red em vez do Manchester United ou MD White em vez do Real Madrid serão atualizados em seu game. Esta função infelizmente não está disponível no Xbox One.

Pro Evolution Soccer 2019 está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.