No ano passado Phil Spencer foi promovido a chefe da divisão Xbox da Microsoft e nesta quarta feira (17) ele anunciou que havia escolhido Matt Booty (veterano da indústria que está na Microsoft Studios desde 2010 e líder de negócios relacionados a Minecraft) para ser o novo vice-presidente corporativo da Microsoft Studios.

“Pedi para que Matt Booty assumisse um papel de liderança nos Microsoft Studios. Isto significará que Bonnie Ross, Shannon Loftis, Alan Hartman comandam a Turn 10, Rod Ferguson na The Coalition, Craig Duncan na Rare, todos os estúdios vão reportar ao Matt, que por sua vez, reporta a mim. Matt é o atual responsável pelo nosso portfólio de jogos, mas não é só, à medida que investimos em mais conteúdos para liderar a nossa ambição com o gaming, ele vai desempenhar um papel de liderança nesse crescimento”, explicou Phil Spencer, dando total gestão e confiança ao colega de trabalho.

Phil Spencer
Matt Booty

Portanto, Matt será em prática o “chefe” e passará a gerenciar todas as informações e ocorridos nos estúdios da Microsoft. Na prática, isso significa que Booty vai efetivamente ser o “chefe” da divisão, sendo responsável por gerenciar a rede de estúdios ligados à Microsoft. Os rumores são de que com Matt no cargo, Phil Spencer conseguirá ter mais tempo para focar em estratégias do Xbox com maior amplitude.

Como vice-presidente, Matt Booty prometeu um novo foco em conteúdos para o Xbox One e para o Windows 10, algo possível graças à visão de liderança unificada de Satya Nadella, diretor executivo da Microsoft. Os jogos confirmados pela Microsoft em 2018 são Crackdown 3, State of Decay 2 e Sea of Thieves.