A chegada confirmada de Horizon Zero Dawn ao PC causou muita polêmica por parte de alguns fiéis seguidores da comunidade PlayStation. Alguns usuários realizaram até reclamações no Reclame Aqui para exigir explicações, pois se sentiram lesados, visto que inicialmente o jogo era para ser sempre um exclusivo do console. Além disso, diversos usuários questionaram o chefe da divisão de estúdios first party do PlayStation, Hermen Hulst, sobre o fim dos jogos exclusivos. Em entrevista ao blog do PlayStation, o diretor respondeu a diversos questionamentos.

De acordo com Hulst, os jogos exclusivos ainda vão existir futuramente. Contudo, ele ressalta que é importante “estar aberto a novas ideias” para introduzir novas pessoas ao ecossistema PlayStation. Hulst também afirma que a chegada de Horizon Zero Dawn ao PC não necessariamente significa que todos os jogos chegarão ao PC.

Para deixar alguns mais tranquilos, lançar um título AAA para PC não significa necessariamente que todos os jogos agora chegarão ao PC

Por fim, o diretor destaca o comprometimento do PlayStation com exclusivos de qualidade para a plataforma.

Estamos muito comprometidos com o hardware dedicado, como estávamos antes. Nós vamos continuar fazendo isso

Horizon Zero Dawn chega ao PC no terceiro trimestre de 2020.