Uma medida que pegou todos de surpresa! O Google removeu a licença do Android da fabricante chinesa Huawei. A medida vem após o governo de Donald Trump colocar a empresa na lista negra de comércio. Desta forma, a fabricante chinesa perde acesso às futuras atualizações do sistema operacional, restando apenas as atualizações do Android Open Source Project (AOSP). A medida foi confirmada pela agência Reuters de notícias e atualizados pelo The Verge.

Com esta medida, aplicativos conhecidos como Google Chrome, YouTube, Gmail, Google Maps, Google Play Store e outros apps, não estarão disponíveis nos smartphones da Huawei. A fabricante chinesa está disposta a assinar o acordo de não espionagem. Contudo, diversas falhas já encontradas de segurança, brechas e vulnerabilidades, pressionam a gigante chinesa. Além disso, a empresa se encontra em uma “lista negra”, que impede as empresas do EUA negociar ou adquirir tecnologias e equipamentos da Huawei.

Além do Google, empresas como Intel, Qualcomm, Weaster Digital, a fabricante de chips de memória Micron Technology, estão cortando suas operações com a Huawei. (Bloomberg)

Microsoft também?

A Microsoft também está cogitando bloquear as atualizações do Windows nos laptops da Huawei. No entanto, a empresa não comentou nada sobre o assunto e até agora não confirmou os rumores, porém não negou. Caso a gigante de Redmond queira aderir ao boicote, ela não pode simplesmente bloquear as atualizações do Windows de quem comprou o sistema operacional. Portanto, o boicote pode ser apenas para futuros laptops com o sistema operacional.

Por fim, alguns rumores indicam que a Huawei estava se preparando para este isolamento. A empresa teria estocado o equivalente a três meses de chips de seus fornecedores. Desta forma, a empresa teria tempo o suficiente para tomar uma medida. Além disso, a empresa está cogitando lançar seu próprio sistema operacional para seus smartphones. Entrentanto, em um comunicado, ela afirmou que prefere trabalhar com os ecossistema da Google e da Microsoft – Android/Microsoft.