Após as medidas que os EUA impôs sobre os produtos da Huawei anteriormente, a gigante chinesa anunciou que estava trabalhando em seu próprio sistema operacional. Nesta sexta-feira (9) a empresa anunciou de forma oficial o HarmonyOS, o seu sistema alternativo para smartphones.
A modularized #HarmonyOS can be nested to adapt flexibly to any device to create a seamless cross-device experience. Developed via the distributed capability kit, it builds the foundation of a shared developer ecosystem #HDC2019 pic.twitter.com/2TD9cgtdG8
— Huawei Mobile (@HuaweiMobile) August 9, 2019
De acordo com o CEO da Huawei, Richard Yu, o novo sistema é completamente diferente do Android ou iOS. O HarmonyOS possui características modulares e flexíveis, oferecendo suporte para diversos dispositivos conectados em um ecossistema de um sistema em comum.
Além disso, foi revelado que os primeiros dispositivos a receberem o sistema operacional serão displays inteligentes. A ideia da empresa é lançar mais dispositivos com o sistema futuramente. Contudo, a ideia da Huawei é, por enquanto, continuar com o Android em seus aparelhos. Entretanto, a empresa não descarta migrar “imediatamente” para o HarmonyOS caso seu nome continue na “lista negra” de negócios dos EUA, além de outros bloqueios.