Quando acabamos de comprar um aparelho celular, ou mesmo um tablet, ele apresenta um ótimo desempenho em todas as tarefas e principalmente nos jogos. Mas com o passar do tempo, a maioria dos aparelhos tendem a ficar lento e travando em aplicativos e jogos. Mas o pior de tudo é quando os jogos e aplicativos passam a fechar sozinhos do nada. Você sabe por que isso acontece e como resolver esse problema?

Um dos principais motivos do celular passar a travar, segundo o site tecnologia Seletronic, é que com o passar do tempo a sujeira de aplicativos passa a se acumular na memória do aparelho, causando lentidão e travamentos constantes no dispositivo, além de ocasionar erros que fazem os aplicativos e jogos fecharem sozinhos. E para resolver esse problema a coisa certa é remover todos esses dados inúteis que aplicativos que até mesmo já foram desinstalados deixaram em nosso aparelho.

E a melhor forma de resolver esse problema pela raiz sem ter que acessar pastas do dispositivo uma uma para fazer uma limpeza é através de um procedimento chamado Hard Reset.

O que é o Hard Reset

O Hard Reset se resume em um procedimento que retorna o aparelho para o seu modo de fábrica, deixando o sistema totalmente limpo.

Essa limpeza profunda faz com que o aparelho volte a ter o mesmo desempenho que tinha quando foi utilizado pela primeira vez. Isto ocorre porque esse procedimento limpa toda a memória do aparelho, apagando todos os dados inclusive os inúteis.

A grande vantagem do Hard Reset, é que mesmo que o aparelho esteja travado na tela inicial e não queira chegar a home do sistema operacional, esse procedimento vai eliminar qualquer erro que impeça o celular de ligar corretamente. No entanto antes de realizar esse procedimento é preciso seguir alguns requisitos:

  • Salves seus dados antes de resetar seu aparelho: Isso é importante pois o Hard Reset apaga tudo no aparelho, incluindo fotos, videos e outras coisas que estiverem na memoria do dispositivo.
  • Tenha uma boa quantidade de bateria: Nunca faça um Reset com a bateria fraca, pois o celular não pode desligar durante o processo. Caso o celular desligue durante o processo, pode afetar o sistema.
  • Anote seu e-mail e senha do dispositivo: O Hard Reset não remove a conta do dono no aparelho em celulares modernos, por isso caso esqueça o e-mail, terá que levar a um especialista, ou seguir tutoriais avançados na internet para fazer o desbloqueio.

Como fazer Hard Reset

Para cada modelo de aparelho celular ou tablet de cada marca, existe um procedimento diferente para realizar um Hard Reset. Na internet exitem sites especializados, que trazem o procedimento correto para realizar um Hard Reset nos principais celulares de cada marca. Isso pois cada aparelho tem uma sequencia secreta de teclas que ativa o modo de Hard Reset, também chamado de Recovery Mode. O próprio site citado no inicio da matéria possui um campo voltado a como resetar todos os tipos de celulares e tablets, caso precise aqui esta: site de hard reset. Basta procurar pela marca e modelo do seu aparelho.

Esperamos que tenham gostado de saber como deixar o seu aparelho mais rápido com um simples processo! Agora já sabe que quando o desempenho do aparelho não estiver agradando é só resetar o sistema com esse procedimento, lembrando sempre de guardar seus dados importantes antecipadamente.