O Instagram pode ser um canal de marketing visual altamente segmentado para sua marca e uma oportunidade de criar um público fiel que cresce com sua empresa. Na verdade, mais de 500 milhões de usuários do Instagram navegam no aplicativo todos os dias, tornando-se o lar de alguns dos públicos mais envolvidos.

Mas, como qualquer rede social, existem maneiras certas de usá-la, maneiras erradas de usá-la e maneiras inteligentes de usá-la. Neste post, mostraremos como usar o Instagram de forma mais eficaz para aumentar o engajamento e aumentar o número de seguidores ao longo do tempo.

Use hashtags

Muitos acham que as hashtags sirvam apenas para enfeitar, mas não é o que muitos pensam, ela é muito mais do que isso e realiza função fundamental em sua publicação. É muito importante que esteja realizando uma estratégia no seu uso, neste caso é recomendável que as hashtags utilizadas devem representar sua postagem, é recomendado que utilize entre três a cinco hashtags para que tenha uma ótima visibilidade.

Em meio a muitas publicações de fotos diariamente existe uma saturação de conteúdo, se você souber ser original conseguindo apresentar seu conteúdo único, isso será uma ótima forma de ganhando novos seguidores. Portanto apresente nas suas publicações algo que seja apenas seu, adote uma originalidade que poucos usuários ou só você possua.

Você pode está utilizando algumas hashtags por publicações, incremente de forma bonita e inteligente. Além disso, ser preciso ter fotos ou vídeos surpreendentes para que possa causa um enorme impacto em seus seguidores. O que adianta você está fazendo uma lista enorme de hashtags, se suas publicações não valem apena serem curtidas.

Mantenha uma frequência de postagem

Não fique vários dias ou semanas sem realizar publicações, uma grande maioria dos usuários gostam de seguir contas ativas no Instagram e com uma ótima frequência de publicações. Porém tenha muita cautela para não dar volume ao feed dos seus seguidores, recomendamos realizar suas publicações 1 a cada dois dias.

Outra dica importante é socializar, afinal por que você tem um perfil no Instagram e não se socializar? Existem várias formas muito divertidas para se envolver com seus seguidores. Além de realizar e responder comentários, você pode está organizando alguns jogos, compartilhando experiências ou realizando publicações de algo aleatório de um filme ou desenho por exemplo e fazendo questionários sobre o que acham. Tenho muita certeza que está gerando uma grande discussão saudável e divertida e também estará levando mais pessoas a interagir com você.

Então esteja realizando publicações com muita frequência, tenha presença ativa, mais importante ainda é certificar qual seria o horário em que os seus seguidores estão mais ativos.

Sendo uma rede social especialmente mobile, os usuários muitas vezes se conectam fora do horário de trabalho e nos finais de semana.

E, embora cada caso seja diferente e o melhor seja analisar a atividade de seus seguidores especificamente, o fato é que este gráfico pode lhe dar uma melhor ideia de quando publicar:

O Sucesso no Instagram também requer planejamento então crie uma estratégia de publicação nas redes sociais e monte um calendário de publicação para saber o que, como e quando você vai publicar no Instagram e não deixar nada nas mãos do azar.

Crie um calendário editorial

Defina um calendário editorial para os seus conteúdos. Você pode escolher temas específicos para cada postagem e contar com o apoio dos insights do próprio Instagram para escolher os melhores dias e horários.

O ideal é que você conheça cada vez mais sobre seu público testando diferentes modelos de calendário. Assim, você poderá monitorar os posts com mais engajamento ao longo das semanas.

Isso também vai ajudar na sua organização.

Poste nos melhores horários, como mencionado na dica de calendário editorial, você deverá monitorar seus insights para escolher os melhores dias e horários para fazer as postagens.

O Instagram fornece esse tipo de informação para as contas Business, então não se esqueça de manter a sua neste formato!

Monitore as estatísticas semanalmente ou mesmo quinzenalmente. E, com os relatórios, você saberá os horários de mais engajamento do público.

Interaja com os seus seguidores

Uma ação muito importante que deve começar a fazer parte da sua rotina é interagir com os usuários que comentam em suas postagens. — Afinal, os usuários que te seguem estão dizendo que querem se relacionar com a sua marca, certo?

Por ser uma rede social de extrema expressividade, a interação é um requisito fundamental para ganhar seguidores no Instagram.

Sendo assim, quando alguém comentar em um de seus posts, retribua o comentário, curtindo ou respondendo. Esse simples ato gera engajamento e desperta a sensação de exclusividade. Em outras palavras, a sua empresa deixa claro que acompanha e se importa com os seus followers.

Do mesmo modo, você pode realizar interação com hashtags do seu nicho ao comentar em posts sobre o seu setor de atuação.

Poucas ações são tão eficazes para melhorar o engajamento no Instagram do que interagir diretamente com seus seguidores.

Dirija-se a eles, torne as suas publicações pessoais, conheça as preocupações de seu público e foque nelas, faça que participem nas suas postagens, pergunte, convide a comentar, crie conversas, comente…. Se você investir em interagir, eles vão responder. E quando isso acontece, o engajamento aumenta.

Mencione as pessoas nas suas publicações, está provado que isso não só aumenta a confiança e a fidelização dos clientes, mas também melhora o engajamento no Instagram.

Conclusão

Neste post, você aprendeu a importância de ter bons seguidores no Instagram. Além do mais, ficou por dentro de boas dicas para aumentar a sua audiência. Se você deseja aumentar o engajamento de seus followers, ter mais curtidas e vender mais pare de perder tempo e coloque em prática o que você aprendeu.

Saiba que é necessário acompanhar as atualizações do Instagram e utilizar aquilo que há de mais moderno e eficiente na criação dos seus conteúdos.

Gostou deste post e conhece mais alguma dica para ganhar seguidores no Instagram? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.