Todos os fãs de The Sims aguardam ansiosamente pelo anúncio do próximo título: The Sims 5. Alguns rumores já indicaram que o jogo poderia ser lançado somente em 2020. Em uma declaração, Grant Rodiek, produtor de The Sims 4 revelou que a existência do 5º jogo dependeria do sucesso do 4º, o que nós sabemos que é real.

“Não estamos trabalhando no The Sims 5. Não estamos pensando em Sims 5. Se o The Sims 4 não for bem sucedido, não haverá um Sims 5.”

O comentário do produtor foi removido dias depois. Contudo, mesmo sem muitas notícias podemos esperar por algumas coisas.

1- Trazer de volta a exploração do mundo aberto

Mundo aberto.
Mundo aberto.

Uma das melhores coisas que havia em The Sims 3 era poder explorar uma vizinhança maior e sentir que sua casa realmente fazia parte dela. E tudo isso sem telas de carregamento. Você podia ir até as casas de seus vizinhos, vasculhar suas lixeiras, pedir uma xícara de açúcar ou apenas dizer olá caminhando até lá. Parecia uma cidade com tom mais realista.

Entretanto, em The Sims 4 não tivemos mais isso. Para viajar você tem que clicar em um menu e observar a tela de carregamento enquanto espera chegar ao local desejado. Apesar de poder andar por locais próximos do seu lote, ainda é muito fragmentado e lento. Se The Sims 5 tiver a opção de mundo aberto de The Sims 3 com a variedade de paisagens do The Sims 4 será um sucesso.

2- Mais opções de transporte

Carros.
Carros.

Outra opção maravilhosa de The Sims 3 eram os veículos. Você não precisava apenas andar, assim como podia pegar sua bicicleta, carro ou simplesmente chamar um táxi e percorrer a cidade. Novamente em The Sims 4 não temos opções de veículos, e muito menos podemos viajar com um. Os únicos carros andando são os NPCs. A não ser que você use mods, não é possível. Tomara que no 5 tenhamos essa opção novamente.

3. Melhores ferramentas de criação de vizinhança

Terrenos personalizados.
Terrenos personalizados.

Houve um tempo nos primeiros jogos em que você não podia apenas construir casas a partir do zero, mas também todo o terreno. Você podia escolher o estilo do terreno, torná-lo mais ou menos montanhoso e até adicionar itens ambientais, como postes de eletricidade, árvores e outros no The Sims 2. No 4º jogo, os vizinhos, o tamanho das parcelas e os mundos estão bloqueados e predefinidos, o que limita o jogador ao uso de ferramentas.

O mesmo também aconteceu no 3º jogo, embora pudessem ser adicionados tamanhos de lotes personalizados aos espaços livres existentes nas vizinhanças. Poder adicionar lotes personalizados novamente em The Sims 5 seria sensacional.

4. Incluir todas as faixas etárias desde o começo

Toddlers.
Toddlers.

Algo que também causou repercussão negativa em The Sims 4 foram as crianças pequenas que não faziam parte do jogo básico no começo. Eles foram adicionados janeiro de 2017, mais de dois anos após o lançamento do jogo base. Alguns fãs acharam muito estranho retirar essa faixa etária que estava presente em The Sims 3. Contudo, a EA voltou atrás e os colocou novamente. Espera-se que em The Sims 5 os jogadores não tenham que esperar dois anos pela opção novamente.

Vagas de empregos para desenvolver The Sims 5

Além disso, e de acordo com o site Alala Sims (via SimsCommunity), pode ser que o 5º jogo da franquia já esteja em desenvolvimento. Recentemente, a Electronic Arts atualizou suas vagas de emprego no EA Careers. As vagas incluem:

  • Produtor Executivo/Gerente de Produto
  • Engenheiro de Software de Jogabilidade
  • Engenheiro de Software (Temporário)
  • Modelador de Personagens

Primeiramente, há o termo AAA“ na lista o que indica que é esperado um jogo de alta qualidade e/ou que ele esteja entre os melhores do ano. Além disso, um dos requisitos do Engenheiro de Software de Jogabilidade é “Implementar sistemas de jogabilidade escritos em Python e C ++”. Esses dados são dirigidos aos comportamentos dos Sims,  interação com o mundo, outros Sims e objetos, ter a capacidade de construir arquétipos criativos da vida real dentro de um jogo de simulação e otimizar o tempo de execução para desempenho e uso de memória. Tudo relacionado à um jogo como The Sims.

O mais interessante é que a EA já tem um Engenheiro de Jogabilidade. Sendo assim, indica-se que ela esteja procurando por algo NOVO. Contudo, se você ainda não se convenceu, pode ser que isso aconteça agora. O último cargo de “Modelador de Personagens” tem a seguinte descrição:

“A Maxis está procurando um modelador de personagens para um novo jogo emocionante na franquia The Sims, a mais vendida. Você tem excelentes habilidades de modelagem e texturização para jogos? Você tem paixão por criar moda do mundo real em um jogo 3D? Você é capaz de assumir a direção, mas trabalha de forma independente quando necessário para fazer os melhores jogos possíveis?
Se a resposta for sim, então podemos ter um trabalho para você. Somos uma pequena equipe agora e estamos crescendo rapidamente. Inscreva-se hoje e junte-se a nós!”

Além disso, um dos requisitos é “criar um estilo realista a um alto nível de qualidade estética“. Esse requisito nunca esteve presente. Ou seja, podemos esperar uma estética única e de ótima qualidade no próximo título.